O projeto Wast’Awareness pretende garantir a transferência de Tecnologias Ready-to-Market e de Resultados de Investigação para empresas do Norte, Centro e Alentejo, aumentando a sua competitividade.
As diferentes tecnologias, com aplicabilidade no mercado, irão apoiar setores estratégicos da indústria, como Têxtil, Calçado, Agroalimentar, Extração e Mineração, Metalomecânica e Metalurgia, Gestão de Resíduos e Tratamento de Águas.
Com um conjunto de iniciativas e eventos, o Wast’Awareness criará momentos de networking, reflexão conjunta interempresarial e consultoria direcionada.
Designação do projeto | WAST’AWARENESS – Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade
Cofinanciado pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Portugal 2020.
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | Norte, Centro e Alentejo.
Beneficiário | CVR – Centro para a Valorização de Resíduos
Data de aprovação | 15-02-2022
Data de início | 01-01-2022
Data de conclusão | 30-06-2023
Custo total elegível | 387.497,93 €
Apoio financeiro da União Europeia | 329.373,24 € (incentivo FEDER)
Descrição e objetivos
O projeto WAST’AWARENESS – Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade procura concretizar a Transferência de Resultados de ID e Tecnologias Ready-to-Market junto de empresas do Norte, Centro e Alentejo com foco estratégico nos setores agroalimentar e metalúrgico/metalomecânica.
Os principais objetivos operacionais a atingir com o WAST’AWARENESS são:
– Promover a aproximação das empresas às instituições de produção de tecnologias e inovação;
– Capacitar as empresas para a aposta em Investigação e Desenvolvimento como forma de aumentar a sua competitividade;
– Promover a cooperação entre empresas e instituições para o desenvolvimento de parcerias de transferência de tecnologias em conjunto;
– Criar momentos de networking e reflexão conjunta interempresarial, como forma de geração de conhecimento e disseminação de boas práticas;
– Organizar eventos e outras iniciativas em formatos inovadores que sejam geradores de sinergias entre os vários agentes, para que seja propício a criação de ligações que permitam parcerias de inovação e transferência de tecnologia;
– Aumentar a competitividade via investimento em tecnologia e conhecimento;
– Promover iniciativas de demonstração dos projetos das empresas, que atestem os benefícios de investir em atividades intensivas em I&D.
O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos é uma instituição sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, fundada em 2002, que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.
O CVR está localizado em Guimarães, integrado no Campus da Universidade do Minho, possuindo instalações laboratoriais próprias onde desenvolve as suas atividades. Conta com 18 colaboradores permanentes, técnicos e investigadores, com formação ao nível da biologia, biotecnologia ambiental, engenharia de materiais, engenharia biológica e engenharia mecânica e química, além de inúmeras colaborações com investigadores de universidades nacionais e internacionais.
O CVR atua no espaço intermédio do sistema de inovação, fomentando o desenvolvimento e a integração de novos processos, serviços ou produtos, baseado em conhecimento científico e tecnológico, ancorado em serviços de análises laboratoriais e de consultoria especializada, em áreas basilares como Bioenergia e Recursos, Eco Inovação, Circularidade e Sustentabilidade, Biotecnologia e Biorrefinaria e Ambiente e Tecnologias Verdes, e, adicionalmente, organização de eventos científicos, como a conferência internacional Wastes: Solutions, Treatments and Opportunities.
O CVR é responsável pelo apoio técnico e tecnológico a empresas e clusters setoriais, promovendo o uso da tecnologia e inovação como ferramentas para melhoria da competitividade empresarial e qualificação da oferta, em particular das PME. Possui know-how para desenvolver soluções para tratamento de resíduos, sustentáveis ambiental e economicamente, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários, nacionais e internacionais. O CVR promove dinâmicas de afirmação e alargamento da base científica/tecnológica nacional, potenciando o desempenho do país na resposta às oportunidades económicas e desafios societais, sob o princípio de que os resíduos são recursos que importa valorizar.