Logo WastAwareness - com fundo

GreenLab

Remediação Eletrocinética de Solos e Extração e Recuperação de Metais

Tecnologias in-situ de remoção de contaminantes presentes em solos. Soluções integradas que sejam efetivas na resolução dos problemas ambientais e que possam garantir a manutenção da qualidade ambiental a longo prazo.

Principais linhas de Investigação e Desenvolvimento

As situações de passivo ambiental são situações em que se verifica degradação e contaminação de solos como consequência de atividades industriais, nomeadamente a indústria extrativa, que se encontram geograficamente limitadas e necessitam de resolução. Assim, os solos podem ser passíveis de contaminação por metais pesados, óleos, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, halogenados voláteis, compostos orgânicos voláteis (COV) cloretos, sulfatos e nitratos. Toda e qualquer ação que tenha em vista a requalificação destas áreas terá de ser enquadrada em soluções integradas que sejam efetivas na resolução dos problemas ambientais, mas que, simultaneamente, possam garantir a manutenção da qualidade ambiental a longo prazo. Os métodos convencionais para o tratamento de solos contaminados envolvem a sua remoção e posterior deposição em aterros ou locais especializados para o efeito. No entanto, esta solução não se apresenta sustentável no plano ambiental e económico. Por um lado, a remoção dos solos e sua deposição apresenta custos muito elevados e, no plano ambiental, a remoção de uma grande quantidade de solo/substrato altera a biótica dos ecossistemas, o que poderá resultar num dano ambiental de médio/longo período.
O CVR apresenta vasta experiência na descontaminação de contaminantes presentes em solos através da tecnologia in-situ de remediação eletrocinética com aplicação de barreiras reativas permeáveis. Por sua vez, a fitorremediação e a bioremediação são igualmente técnicas in-situ que fazem uso de organismos vivos (plantas e comunidades microbianas associadas à rizosfera para degradar, isolar ou imobilizar poluentes no solo e nas águas subterrâneas). Esta técnica caracteriza-se pelo seu baixo custo, natureza não destrutiva e estética agradável. 

Contactos