Logo WastAwareness - com fundo

EnergyLab

Waste-to-Energy

Tecnologias inovadoras relacionadas com a produção de energias renováveis através de resíduos, como é o caso da carbonização, torrefação, pirólise, gasificação updraft, gasificação por plasma e digestão anaeróbia.

Principais linhas de Investigação e Desenvolvimento

Portugal é um país com grande dependência energética devido à escassez de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás, que asseguram a maioria das necessidades energéticas, em conformidade com a maioria dos países desenvolvidos. A utilização e valorização de resíduos por processos termoquímicos para a produção de gás de síntese, alinha-se perfeitamente nas atuais políticas Nacionais e Internacionais sobre gestão de resíduos. Neste particular destacam-se as biomassas residuais provenientes de bio-resíduos (resíduos de espaços verdes), resíduos agroindustriais, resíduos corte de biomassa florestal, resíduos poliméricos mistos ou contaminados, lamas de depuração e combustíveis derivados de resíduos (CDR). Neste sentido, a utilização do gás de síntese proveniente da valorização termoquímica poderá ser um exemplo de uma energia renovável não convencional. 

O desenvolvimento e transferência destas tecnologias contribuirá para a transição do modelo linear de produção de bens e serviços para um modelo circular (Economia Circular), defendendo que os resíduos devem ser transformados, através da inovação, em potenciais subprodutos ou outros materiais, que promovam a reutilização, recuperação e reciclagem. Entre as principais tecnologias de conversão termoquímica de resíduos, destacam-se a pirólise e gasificação.
Considerando a vasta experiência do CVR em ambos os processos e a aposta crescente da UE e de Portugal na promoção de energias renováveis, eficiência energética, simbiose industrial e na economia circular, o CVR ambiciona para este triénio um aumento na eficiência dos processos termoquímicos através da aquisição de sistemas mais eficazes de monitorização dos gases formados nas diversas reações químicas e sistemas complementares de limpeza do syngas formado. Adicionalmente, considera-se igualmente relevante o aumento da eficiência no controlo da qualidade do syngas e o desenvolvimento de tecnologias complementares aos processos convencionais de gasificação, como é o caso, da gasificação por plasma ou da carbonização hidrotérmica. Ao nível da limpeza de gases, espera-se o desenvolvimento de novos sistemas que potenciem a produção de energia elétrica, e fundamentalmente de uma fonte de hidrogénio verde.
Relativamente aos processos de produção de bioenergias por processos biológicos, como é o caso da digestão anaeróbia, pretende-se reforçar e estimular o desenvolvimento de estudos de digestão anaeróbia, com especial foco, na produção de biogás. Pretende-se igualmente reforçar as capacidades do CVR ao nível de processos downstream para a valorização do biogás formado no processo de digestão anaeróbia, através de processos de limpeza do biogás que potenciem a formação de biometano.
Relativamente aos biocombustíveis sólidos, o CVR pretende reforçar a investigação e desenvolvimentos de soluções sustentáveis ao nível da carbonização, torrefação e densificação de biomassas alternativas.

Contactos